O Qigong é uma prática chinesa milenar bastante versátil, que combina movimento, meditação e controlo da respiração de forma a melhorar a saúde e o bem-estar geral dos praticantes.
Esta combinação de movimentos suaves pretende estimular e promover a circulação de energia “qi” (ou energia vital) no corpo, podendo ser adaptada a vários propósitos, idades e condições físicas.
É caracterizado por 3 grandes componentes, a meditação para acalmar a mente e focalizar a energia, sincronizada com a respiração rítmica e profunda e movimentos lentos e fluídos com o objetivo de aumentar a circulação de energia qi pelo corpo.
Alguns benefícios desta prática são:
- Regular a respiração: a prática das técnicas de respiração do qigong tem a capacidade de melhorar a eficiência respiratória;
- Melhorar a o equilíbrio e a flexibilidade: através dos movimentos controlados e suaves é possível melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação;
- Aumentar a energia: no qigong trabalha-se a energia vital podendo os praticantes sentir um aumento nos seus níveis de energia;
- Reduzir o stress: a prática regular de qigong ajuda a acalmar a mente e reduzir o stress;
- Aliviar dores: o qigong pode ser eficaz no alívio de dores crónicas em locais como as costas e as articulações.
Portanto, esta forma de movimento e exercício ancestral tem uma grande variedade de benefícios e aplicações, podendo ser mais dinâmico ou mais relaxante e meditativo. Pode ser uma prática benéfica para quem procura reduzir o stress e conectar-se de novo com o próprio corpo, melhorando a sua qualidade de vida.

Se quiser saber mais sobre qigong e como pode começar a incluí-lo na sua rotina, envie-me mensagem através do Instagram ou subscreva a minha Newsletter!
Deixar Comentario