Será que sabe ler os rótulos dos alimentos?

Os rótulos alimentares que já estamos habituados a ver nos supermercados, contêm informações detalhadas sobre os nutrientes e quantidades deles presentes no que ingerimos, assim como, os ingredientes usados no fabrico e preparação dos produtos.

Estes rótulos permitem-nos fazer escolhas mais informadas na nossa alimentação, nutrição e saúde, assumindo que os consumidores sabem como os ler. Pode obter informações como possíveis alergénios, e quantidades de gorduras, açúcares, calorias, hidratos de carbono, proteínas… Estes rótulos, têm em vista um maior controlo e conhecimento da composição dos alimentos e produtos que consome, a educação nutricional e assegurar a prevenção de algumas doenças como hipertensão e diabetes.

A informação nutricional dos produtos normalmente insere-se em tabelas, junto à lista de ingredientes, que permite verificar pormenores como:

Porção e valor diário

A porção é a quantidade média recomendada para consumo de determinado produto. Contém normalmente o número de porções individuais que a embalagem tem, em gramas ou mililitros.

Já o valor diário representa a percentagem de nutrientes que devem ser consumidos diariamente. Por norma fala-se de comer entre 1800 e 2000 calorias por dia, de forma a manter o funcionamento normal do organismo, para pessoas saudáveis.

Proteínas, hidratos de carbono, fibras, gorduras totais, saturadas e trans, sódio

Estes componentes normalmente estão descriminados nos rótulos para cada 100g/ml do produto e também em função do tamanho da porção que determinada embalagem traz. Os hidratos de carbono que permitem energia ao corpo, costumam estar representados na sua totalidade, incluindo os açúcares totais e adicionados, seguindo a mesma regra.

Outros nutrientes

Informações relativas a minerais e vitaminas, nomeadamente cálcio, ferro, vitamina C, etc, também costumam estar presentes nos rótulos.

Calorias

Representam a quantidade de energia que os alimentos fornecem ao organismo. Cada grupo alimentar fornecer determinada quantidade de calorias ao corpo, necessárias para o seu bom funcionamento. Estão presentes nos rótulos em quilocalorias (Kcal) e quilojoules (Kj), e também informam acerca da quantidade de calorias presente nos produtos para cada 100 gramas/mililitros, assim como, em cada porção.

Aditivos

Os aditivos consistem em adições à composição dos produtos que pretendem aumentar vários parâmetros como a sua duração/prazo de validade, sabor, textura e aparência. Normalmente representam corantes (naturais ou artificiais), edulcorantes ou adoçantes (geralmente denominados aspartame, stevia, sacarina, sucralose, sorbitol e acessulfame K) e conservantes (nitritos, nitratos e sulfitos).

 

De forma a perceber qual é a escolha mais adequada às suas necessidades deve comparar os rótulos de diferentes produtos guiando-se pela informação existente para a mesma quantidade dos produtos.

Mulher sentada de costas relaxa com qigong

Estes rótulos cumprem também funções importantes na regulamentação e comercialização dos produtos, com o propósito de manter um certo nível de transparência, proteger e assegurar a segurança alimentar das pessoas. Fornecendo informações essenciais para escolhas alimentares informadas e sensatas, os rótulos são uma ferramenta importante para ajudar as pessoas a manter dietas equilibradas, com o objetivo de se manterem saudáveis.

Se tiver alguma dúvida adicional pode enviar-me mensagem aqui.