Trago-vos hoje uma temática – a diabetes – acerca da qual muitas pessoas me abordam com algumas preocupações pertinentes, por isso vamos esclarecê-las!
A diabetes é uma condição crónica, que ocorre quando o corpo é incapaz de produzir ou utilizar insulina de forma eficaz. Esta insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas que permite às células do corpo utilizar o açúcar (glicose) a partir do sangue, para as suas funções metabólicas.
Quando este processo não está a funcionar de forma correta verificam-se níveis maiores de glicose no sangue, condição que pode ter várias consequências.
Existem 3 tipos de diabetes:
Tipo 1 – uma doença autoimune que aparece normalmente na infância ou adolescência, na qual o corpo destrói as células produtoras de insulina no pâncreas.
Tipo 2 – ocorre quando o corpo não utiliza (a chamada resistência à insulina) ou não produz adequadamente insulina. É a forma mais comum de diabetes.
Gestacional – é um tipo de diabetes que ocorre durante a gravidez, e normalmente desaparece após o parto.
De forma a ficar alerta, veja estes sinais que podem indicar o aparecimento de diabetes:
- Fome e sede excessivas, com sensação de boca seca;
- Fadiga;
- Necessidade de urinar demasiado frequente;
- Visão turva;
- Formigueiro;
- Infecções sucessivas;
- Cicatrização lenta de feridas.
Pode tomar cuidados como os seguintes para tentar evitar a diabetes tipo 2 e a diabetes gestacional:
Optar por uma dieta saudável, com menos ingestão de açúcares e hidratos de carbono refinados;
Fazer atividade física de forma regular;
Manter um peso saudável;
Evitar o sedentarismo;
Controlar o colesterol e a tensão arterial;
Evitar fumar e o consumo de álcool em excesso.
Segundo o mais recente Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, cerca de 1,1 milhões de portugueses entre os 20 e os 79 anos têm diabetes, sendo a maioria deles homens.
Deve ter em atenção os sintomas que abordo neste artigo e comparecer nas consultas de rotina com regularidade visto que, a pré-diabetes pode durar anos ou até ser assintomática.

Se pretende obter mais informação como esta subscreva a minha newsletter clicando aqui 👉🏻 Quero subscrever a Newsletter.
Deixar Comentario