Hoje venho falar de um dos pilares da Medicina do Estilo de Vida – alimentação – e do seu impacto nas nossas vidas.
Quando se fala em saúde e bem-estar, a alimentação é uma componente fundamental. O que escolhe colocar no prato não afeta apenas o seu peso ou aparência física, tem um impacto profundo na sua energia diária, humor, qualidade do sono e até na prevenção de algumas doenças.
Alimentação como fonte de energia
Uma boa alimentação é fundamental para conseguir manter os níveis de energia adequados ao longo do dia. Deve privilegiar uma dieta completa e variada, rica em fibras, vitaminas e minerais, e com baixo teor de gordura. Já reparou que certos alimentos tendem a deixá-lo/a sem energia ou, pelo contrário, cheio de vitalidade? As necessidades calóricas de cada um variam conforme o seu estilo de vida e atividade física mas, considere que:
- Alimentos processados, ricos em açúcares e gorduras saturadas, podem provocar picos de energia seguidos de quebras abruptas, deixando-o/a exausto/a e sem motivação.
- Por outro lado, uma alimentação equilibrada, rica em fibras, proteínas magras e gorduras saudáveis, ajuda a manter níveis de energia constantes ao longo do dia.
Alimentação e saúde mental
É inegável admitir que existe uma relação entre o que se come e o humor. A alimentação influencia diretamente a nossa saúde mental através do impacto nos neurotransmissores e na microbiota intestinal.
- Alimentos ricos em vitaminas, aminoácidos e ómega-3, como o salmão e as nozes, contribuem para a saúde cerebral, memória, qualidade do sono e ajudam a combater estados depressivos.
- Já o consumo excessivo de açúcares refinados e alimentos ultraprocessados pode aumentar os níveis de ansiedade, prejudicar funções cognitivas e até agravar sintomas de depressão.
Pequenas mudanças na alimentação podem ter um grande impacto na sua saúde mental.
Prevenção de doenças
A alimentação desempenha um papel essencial na prevenção de doenças como diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão e doenças cardíacas.
Uma alimentação saudável passa por uma dieta rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras que fornecem ao organismo nutrientes vitais que ajudam o corpo a funcionar corretamente, fortalecendo o nosso sistema imunitário e reduzindo o risco de doenças.
Recorde-se que cada pessoa é única, e aquilo que funciona para os outros pode não ser o ideal para si. Deve fazer escolhas alimentares informadas e adaptadas ao seu estilo de vida. Nunca é tarde demais para começar a ter maior cuidado com a nossa alimentação, este é um hábito que terá certamente impacto na sua saúde e qualidade de vida.

Se tiver dúvidas acerca de como iniciar esta mudança rumo a uma abordagem preventiva, com base nos pilares da Medicina do Estilo de Vida, contacte-me aqui 👉 Formulário de Contacto.
Deixar Comentario